quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Migrate participa de reunião com players e grandes emissores de NF-e

No dia 11/11/2014 realizou-se mais uma reunião do grupo de emissores de NF-e e Players de Tecnologia na sede da GS1 em SP. Como a Migrate possuí uma cadeira no grupo dos players, tivemos a participação de dois migraters nesta reunião, Fábio Alvim, diretor comercial e Claudinei Kalsing, analista de Negócios.

A reunião foi conduzida pelos Srs. Vinícius Pimentel, coordenador técnico Adjunto do ENCAT e Líder  Nacional do Projeto NF-e e Newton Oller, Líder Nacional do Projeto NFC-e. Os principais pontos abordados foram questões envolvendo a NT2014/002 sobre o novo Web Service de distribuição de DF-e, o Operador Nacional do Estados (ONE) e a situação atual do projeto NFC-e.

Referente a NT2014/002, a principal novidade em relação ao antigo serviço é a disponibilidade dos documentos aos vários interessados no processo, como emitente, destinatário, transportador e terceiros devidamente autorizados no momento da emissão.

Sobre o Operador Nacional dos estados, foi realizada uma breve apresentação do fluxo geral de funcionamento, partes envolvidas, comunicação e operação de uma forma geral. O ONE está diretamente relacionado ao Projeto Brasil ID, focado no uso da tecnologia RFID para o monitoramento e acompanhamento de mercadorias.

Quanto ao projeto NFC-e, foi passado um overview geral com dados sobre as UFs emissoras, situação de cada UF quanto a adesão ao projeto, disponibilização de ambientes, início da obrigatoriedade e estatísticas de emissão, onde até o dia da reunião o ambiente de produção contavam com mais de 12.500 emissores e mais de 75 milhões de NFC-es autorizadas.

Ainda sobre NFC-e, foram apresentados aos players os principais pontos de atenção que devem ser considerados nas emissões, como:

- Geração correta do QRCode;
- Observância aos Padrões Técnicos do DANFE NFC-e;
- Nova Versão do PVA EFD Contribuições já adequadas à NFC-e (acabou a regra transitória);
- Sistema do Provedor deve Garantir Rejeição Zero de NFC-e em Produção;
- A partir de 01 de janeiro de 2015 deverá preencher NFC-e com NCM completo (8 dígitos);
- Uso da Contingência Offline deve ser exceção;

Esse feedback é importante, pois é um retorno das principais ocorrências identificadas pelos responsáveis pelo projeto, nas quais podemos nos orientar para melhorar nossos sistemas, deixando-os de acordo com as exigências do fisco.

Na ocasião também foram entregues premiações para os  grandes emissores que participaram do projeto piloto da NF-e, devido a marca atingida em Setembro de 10 bilhões de notas fiscais eletrônicas emitidas.

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Gostaria de receber maiores informações sobre esse assunto.

    Por exemplo: Qual o posicionamento dos Estados, mais especificamente MG, quanto ao Projeto do NFC-e?

    Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gill Duarte,

      Todas as informações sobre o assunto são postadas aqui em nosso blog. Caso queira saber mais, contate-nos pelo e-mail marketing@migrate.com.br ou pelo fone 55 334800

      Excluir