segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Nunca seja qualquer coisa

   A experiência que se adquire ao longo do tempo, é construída à medida que você absorve e compreende as vivências que teve considerando as situações enfrentadas; às pessoas com quem interagiu; as suas próprias ações e reações e principalmente, os movimentos que lhe cercam, sejam estes ao seu redor, vindos em sua direção ou partindo de você.

   É como se tudo que acontecesse com você se tornasse uma imensa oportunidade para aprender, amadurecer, crescer e desenvolver-se e, igualmente, para você se conhecer cada vez mais.

   E esta absorção de experiências, de situações bem sucedidas ou nem tanto assim, de perfis distintos, de comportamentos e posturas, de decisões, de dúvidas, do que se considera e desconsidera em relação a seus valores pessoais, é que formam a sua experiência.

   Sempre legitimada e avalizada pelos outros, ou seja, não basta ter experiência, ou em alguns casos achar que se tem, porém é preciso demonstrá-la e esta ser percebida pelos outros.

   Portanto é comprovando na prática que o que você diz ser você é, e o que diz fazer você faz.

   Mas como ninguém nasce sabendo e obviamente é preciso atuar para construir a sua experiência, é fundamental que você tenha clara a forma como pretende construí-la.

   Como você aproveita as oportunidades que aparecem em sua frente?

   Como você aproveita as oportunidades que conquista?

   Você compreende o valor estratégico que é aproveitar bem as oportunidades e fazer sempre o seu melhor?

   Um equívoco que muitas pessoas cometem é que mesmo não se esforçando muito ou nem sequer fazendo o que se precisa fazer muito menos com garra, comprometimento, deixando de utilizar os seus talentos, é considerar que as oportunidades estão em qualquer lugar e sempre disponíveis em qualquer tempo onde, que você só precisa decidir quando quer resgatá-las, como se estas estivessem quarando no sol e como se fosse um capricho deixá-las aguardando...

   Isto sim é um imenso absurdo, pois o mercado dinâmico e exigente como é, descarta naturalmente àqueles que ficam sentados esperando que as oportunidades despenquem a sua frente (como mágica) ou, considerem que nunca faz diferença dar sempre o melhor de si.

   Mais cedo ou mais tarde, esta omissão e preguiça serão severamente questionadas pelo mercado e este não vai querer saber das “suas boas intenções momentâneas”, pois é o histórico que você traz consigo que falará por você.

   Perceba que mesmo que você se direcione para um processo de mudança, pois se deu conta agora que age como se tudo estivesse sempre à sua disposição e não é por aí... à decisão em mudar é sempre um extenso e extenuante processo e somente aqueles que são infinitamente determinados, conseguem mudar percepções estabelecidas com fatos.

   Nada acontece facilmente...

   Portanto, nunca deixe para ser depois; para fazer depois; para pensar depois; para agir depois; pois é o presente que se torna o seu passado e direciona o seu futuro.

   Para adquirir experiência, obviamente é preciso se expor e enfrentar contextos e situações nunca antes vividos. E é claro que o que é desconhecido muitas vezes gera medo ou até intimida, porém lembre-se: que o importante é você nunca deixar os seus valores pessoais para trás e sempre fazer o seu melhor, seja para o que for fazer.

   Há primeiras, segundas chances, principalmente para quem quer muito e para quem faz por merecer, mas ficam sem chances àqueles que consideram que as oportunidades estão sempre ao alcance da extensão de seu braço e não é preciso fazer muito para chegar até elas.

   Saiba que é a forma como você encara os desafios, como conduz e como aprende com as oportunidades, a sua postura aliada à sua ação, é que farão você adquirir experiência construtiva, com um caminho sólido e de credibilidade.

   Assim você se diferencia e nunca será apenas mais um profissional qualquer; que possui qualquer responsabilidade; que está qualquer lugar; fazendo qualquer coisa e que atinge qualquer resultado.

   Quem quer ser qualquer coisa?

   Acredite: ninguém quer ser qualquer coisa...

   Faça sempre o seu melhor, e saiba valorizar todas as oportunidades a sua frente agindo sempre e construindo o seu caminho solidamente.

   Nunca deixe passar a sua vez.

*Fonte: www.baguete.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário