A Migrate esteve participando como uma das convidadas da Missão Brasileira de Tecnologia da Informação 2011, na qual um dos objetivos foi a participação no IINTEROP, o evento líder em tecnologia de negócios, trazendo o que há de novo em interoperabilidade, que é a capacidade que os sistemas possuem em se comunicar, com exposição das 350 maiores empresas de tecnologia, que aconteceu em Las Vegas (EUA) entre os dias 8 e 12 de maio. Representada pelo Diretor de Produtos, Glauber Weddigen e Diretor Fábrica de Software, Jean Benatti.
A Missão Tecnológica foi organizada pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte, e entre os convidados estão membros do ENCAT – Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais, hoje responsável pela implementação de soluções para os problemas comuns aos Estados, entre elas o SPED que trouxe a NF-e, CT-e, NFS-e.
Com saída no dia 7 de maio e retorno ao Brasil dia 20, o foco principal foi a participação no INTEROP e a realização de um tour tecnológico por empresas, a seguir um relato das experiências vividas.
Microsoft - Tivemos a oportunidade de conhecer a Casa do Futuro, onde num projeto de Pesquisa & Desenvolvimento, a Microsoft criou conceitos de tecnologia aplicada em ambientes residenciais, como por exemplo, se alguém tocar o interfone da sua casa, com o seu celular, você poder visualizar a imagem de quem está na frente da sua casa, e se decidir abrir a porta, fazer isso pelo próprio dispositivo, ou ainda, poder falar com a casa e ela obedecer as suas instruções como acender alguma lâmpada, desligar algum equipamento, entre outras funções.
Boeing - Conhecemos a linha de produção dos aviões Boeing 777 e 787. A estrutura de produção de aviões é algo impressionando pelo seu tamanho e pelo seu volume de produção. Pode-se observar claramente não há máquinas ainda que substituam o trabalho humano para a construção desses gigantes "brinquedos", é um trabalho dedicado de uma grande quantidade de pessoas para cada aeronave, quase que um trabalho de formiguinha.
Universidade de Standford - Tivemos uma visita guiada por um estudante voluntário, mostrando detalhes do seu campus. A conservação das arquiteturas e dos jardins, é algo extremamente impressionante, o que proporciona aos alunos inspirações para suas descobertas. Outra curiosidade é o incentivo a prática de esportes que todos os alunos podem fazer, como forma de fortalecer a capacidade intelectual dos mesmos, bem como, o incentivo à praticas saudáveis como andar de bicicleta, skate, patins ou Segway dentro do campo, pois não é permitido adentrar com carros ou motos.
Apple - A Apple está passando por um momento de grande crescimento, afinal todo mundo quer ter um iPhone ou um iPad, classe de produtos que a Apple criou sem mesmo seus concorrentes terem pensado em ter produtos semelhantes. Em virtude desse grande crescimento, e por zelarem muito pelo sigilo de informações, fomos recebidos muito rapidamente sem que pudéssemos conhecer detalhes das suas instalações.
Yahho - No Yahoo, que oferece um dos maiores serviços de e-mail do mundo, conhecemos o centro de operações que monitoram toda sua estrutura de servidores e serviços. Uma curiosidade que nos chamou atenção foi o monitoramento climático que eles realizam constantemente, como forma de precaver caso ocorra algum evento sísmico, visto que suas estruturas de servidores estão preparadas para, no caso de um terremoto, moverem-se sem que os equipamentos físicos sofram alguma danificação.
SLAC - O Slac é um grande laboratório de pesquisa da área de Física da Universidade de Standford, onde possui um dos maiores aceleradores lineares de partículas do mundo. O objetivo deste laboratório de pesquisa é descobrir como o mundo começou, simulando os acontecimentos do Big Bang a uma velocidade muito alta. Foi neste laboratório que surgiu a primeira página da internet e o primeiro navegador, pois a partir da necessidade que eles tinham em documentar e trocar informação das pesquisas que realizavam, obrigaram-se a criar uma forma de fazer isso, o que anos mais tarde, veio a se tornar uma das grandes evoluções do mundo tecnológico.
Museu do Computador - Neste museu, onde está catalogado todo o acervo mundial de máquinas, equipamentos e livros, contam como o muito tecnológico começou. Desde a origem com os primeiras ferramentas para cálculo matemático, passando por radares militares, cartões perfurados, máquinas de escrever, robôs, vídeo games, primeiros computadores, celulares, notebooks e servidores, até o que a poucos anos era novidade a todos, como por exemplo, os primeiros servidores utilizados pelo Google em 2002.
Linkedin - No Linkedin conseguimos conhecer o ambiente de trabalho das pessoas, onde no dia-a-dia é construído as funcionalidades que são implementadas na rede social profissional, que é o principal produto deles. O que nos marcou do Linkedin foi a flexibilidade de horários oferecidas aos funcionário, podendo estes optarem por realizar seu trabalho no horário que a pessoa é mais produtiva, não restringindo a algum horário pré-determinado. Também nos marcou foi que a empresa oferece aos funcionários os mais variados tipos de alimentação e bebida para todos os gostos, a qualquer horário. Esses benefícios oferecidos só funcionam onde o crescimento cultural das pessoas é realmente alto, pois não se viu lá qualquer motivo de festa por isso.
Rocket Space - O Rocket Space é uma incubadora de empresas e de idéias, onde os empreendedores podem utilizar de toda a infraestrutura disponível, dividindo o espaço físico com outras empresas, durante quanto tempo achar conveniente ficar lá dentro, porém, a idéia criada por essas empresas precisa alcançar sucesso em pouco tempo, como 3 ou 4 meses. Se não alcançarem, a empresa precisará mudar a estratégia a buscar por uma nova idéia. São 77 empresas incubadas, ao custo de $ 600,00 mensais, sendo que a outra parte é subsidiada por investidores de risco.
Para Glauber, “é válido ressaltar a importância que os americanos dão ao empreendedorismo e ao espírito de inovação que as universidades e empresas proporcionam aos colaboradores. Além do ambiente despojado e envolvente, as empresas buscam oferecer aos funcionários uma gestão mais aberta, na qual as pessoas têm liberdade para satisfazer várias de suas necessidades pessoais no ambiente de trabalho.”
*Fonte: Migrate Company
Nenhum comentário:
Postar um comentário